sexta-feira, 15 de maio de 2009

III Adidas III


Quando o alemão Adi Dasler patentiou as três listas em 1949 ele não fazia a miníma idéia que a sua marcar sairia da esfera esportiva e também faria parte de um cenário musical pelo mundo afora. Agora após 60 anos da marca podemos dizer sem sobra de dúvida que as 3 Listras se funde em muito com uma cena em particular; estou me referindo a cena Hip Hop ... e os responsáveis por isto foram a lenda viva Run DMC em 1983, quando assumiram em seu look o modelo Superstar lançado em 1969 pela III. (Uma breve história: em meados do ano do lançamento em 1969 este tênis já era encontrado nas quadras da NBA; na década de 70 mais de 75% dos jogadores estavam calçando o Superstar). E mais tarde no começo dos anos 90 a Adidas fez jus aos garotos, já senhores, propagandas e lançaram dois sneakers, um com a marca Run DMC e outro em homenagem ao Jam-Master Jay (DJ do Run DMC) em 2003, depois do seu dramático assassinato enquanto gravava em um estúdio no Queens . Justiça seja feita pela Adidas.

Bom! De lá prá, quando o Run DMC colocou na boca de todos da cena a música My ADIDAS (do álbum Raising Hell), produzida por Rick Rubin, o casamento já estava consumado, e o item do vestuário faria parte agora do imaginário urbano, do que chamamos hoje de StreetWear. "A canção elevou as emblemáticas três listras a um novo patamar...". Sem contar com o estouro logo em seguida do mega hit Walk this Way em parceria com os rockers do Aerosmith; daí sim é quase não; é impossível não associar a Adidas a cena Hip Hop Old School.
Na década de 90 a marca caiu nas graças do New Metal, encabeçado pelo Korn...vale lembrar que estas bandas, tais como: Limp Bizkit, Deftones ect... todas sem exceção assumiram que tinham uma grande influência do Hip Hop tradicional em seu som.
Faltou lembrar dos norte-americanos irlandeses do House of Pain e seu bombástico hit Jump Around, que fez escola pelo mundo. Também ganharam este ano, no dia de São Patrício (padroeiro da Irlanda), em Boston, uma edição limitada da Adidas sensacional! post aqui.





Bom! Até onde eu me lembro. Não consegui me lembrar de nenhum Dj de música eletrônica que representasse a Adidas. Talvez o Juan Maclean da D.F.A. Mas ele está longe de representar as 3 listras.
O que importa mesmo é que a Adidas está muito bem representada na música. E vale lembrar que existe um espaço, sim, prá música eletrônica ter um representante a altura da Adidas, basta alguém de peso aparecer. Quem sabe um Carl Cox? Ou Um Frankie Knuckles resolvam virar garotos propagandas?... na minha singela opinião é: que sempre deve prevalecer o bom senso.
A Adidas anda promovendo pelo mundo uma House Party, onde o que deve sobresair é a diversão sendo fotografada pelo hypado The Cobra Snake. Esta tour já passou por alguns países, e no Brasil já foram realizadas em Curitiba, São Paulo e hoje aterriza em uma casa decorada em Belo Horizonte somente para 700 convidados a dedo. Esta campanha visa estreitar e trazer para perto, o público jovem que está intimamente ligado ao que acontece no mundo atual, seja a música, comportamento ou conceito.
Depois você pode entrar no site do Cobra e conferir as fotos.

Aniston/nest_maio_Velvet Club2009.


Um comentário: