quinta-feira, 25 de junho de 2009

Kitsch?

Aproveitando que o Ameixa Japonesa voltou à ativa, você já ouviu falar em estética Kitsch? Então, fica a dica.
O Kitsch é basicamente o seguinte: O objeto em questão é totalmente desvinculado à sua verdadeira função. Entrando no conceito da moda, as coisas se tornam mais claras... Elementos que eram utilizados pela sua funcionalidade transformaram em objetos de estilo. Por exemplo:
O cinto, que na verdade tem a função de impedir que a calça caia, hoje é um objeto bem explorado pelo mundo da moda, visto como um acessório de estilo, usando geralmente no alto da cintura. A espessura também aumentou propositalmente para não caber mais nas presilhas da calça e usá-lo por cima de vestidos e blusas.

Foto de Luiza Ferraz


O lenço também aumentou o tamanho e ganhou novas estampas e novas funções. Em vez guardar no bolso e usar somente em casos essenciais, o lenço é um objeto presente em várias composições e consegue dar um charme enorme numa roupa simples.

Foto de Luiza Ferraz

Óculos! Problema com a visão não é mais motivo para usá-los. Um objeto que mesmo sem lentes é fundamental na hora de fazer aquela montação.

Foto de Luiza Ferraz
Manifestações da estética kitsch são encontradas em qualquer lugar e vendidos à preços populares devido à reprodução de vários elementos de arte. Ícones da música como Elvis Presley e a musa inspiradora da Pop Art, Marilyn Monroe, são reproduzidos em canecas, blusas, porta copos e o que mais a imaginação permitir.

Canecas com estampa do Elvis Presley


A pop arte de Marylin Monroe estampada na bolsa

Porta-jóias com a foto da Marylin

Negando a idéia de funcionalismo, ou seja, a verdadeira função que tal coisa deveria assumir, o que importa no kitsch é a forma, a estética. Estética muitas vezes associada ao luxo excessivo, como este laptop da Hello Kitt, com cristais swarovski! Exageeeero.



Por Lorena Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário