sexta-feira, 6 de março de 2009

Das passagens aos shoppings!

No século XIX, após o episódio da Revolução Industrial, Paris alcança a condição de metrópole, sendo então a capital que desenvolve modos e modas. Sim, moda! Impossível não falar de moda sem associar esta com a alta custura francesa. Porém, o que vemos nos fashions weeks da vida são resultados de grandes transformações ao longo de séculos.
Para saber um pouco de moda, li o livro "Passagens", do filósofo alemão Walter Benjamin. Pra quem se interessa pelo assunto, é uma ótima leitura ;)
A Paris do século XIX começou a ser um cenário de consumo. As ruas eram repletas de passagens, ou seja, galerias comerciais destinadas à mercadorias de luxo. Basicamente, as passagens eram construídas de ferro- representado como o material de construção da época- e cobertas de vidro. Essas paisagens de consumo, mais tarde, transformaram nos shoppings centers que frequentamos tanto hoje em dia.
Na mesma época, o comércio têxtil se intensificou; as roupas ganharam dimensão de "valor de uso", atendendo as necessidades pessoais de consumo. Logo, o capital circula, surge o desejo, o consumismo e daí, a moda.
"Nada está inteiramente em seu lugar, mas é a moda que fixa o lugar de tudo". O lugar de tudo citado na frase de Alphonse Karr é Paris, o "berço" da moda. O berço de onde saiu grandes nomes que influenciam nossos estilos e fazem que com essas criações adaptam às nossas escolhas individuais.
Christian Dior é um desses gênios da moda, que criou o conceito de New Look , com o exagero de tecido para fazer a roupa, além de prezar a feminilidade, o luxo e, é claro, a elegância.
Veja o desfile primavera/verão 2009 da Dior. Confira os vestidos que estão maravilhosos e apaixonantes, além de dar umas boas gargalhadinhas em algumas modelos que escorregam.

Ah, e não se esqueça que hoje tem FRISSON no Velvet, com promoção no drink champagne martini. Te espero lá!




Por Lorena Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário