quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Graffiti + Cortesias!!


Irrthum lança o primeiro álbum

O´Brien despede
Criada em 1995, a revista "Graffiti 76% Quadrinhos" se consolidou como a mais importante publicação independente do gênero em Minas Gerais. Entre os autores que participaram da primeira edição, lançada em dezembro daquele ano, figurava o nome de Luciano Irrthum. A originalidade de seu traço e de suas histórias cativou os editores - Piero Bagnariol, Fabiano Barroso, Rafael Mendonça e Pablo Pires - e ele se tornou um verdadeiro patrimônio da "Graffiti", tendo publicado, desde então, em todos os números lançados posteriormente. Nada mais justo, portanto, que a terceira edição da "Graffiti 100% Quadrinhos" - derivação da revista matriz, lançada em 2007 na forma de álbum que reserva todas as suas páginas a um único autor (ou dupla de autores) -, que será lançada hoje, com festa na Velvet Club, traga a assinatura de Irrthum. A história que ele apresenta, "A Comadre do Zé", é sua estreia em uma narrativa mais extensa e tem como base um "causo" interiorano. "Meu avô tinha me dado um livro de contos populares. Tinha lá uma história que era ‘O Compadre da Morte’, de que gostei muito. Fiquei com ela na cabeça e um tempo depois resolvi transformar em HQ", conta. Ele ressalva que sua primeira tentativa de verter o conto para o universo dos quadrinhos não vingou, mas uma conjunção de fatores o levou de volta à história.

"Eu tinha começado a fazer, mas bateu uma preguiça e eu desanimei. No ano passado, ganhei o Salão de Humor de Volta Redonda e isso me estimulou. Falei com o Piero a respeito de fazer um álbum para a série ‘100% Quadrinhos’, mas não estava pensando no ‘Compadre da Morte’. Ele me disse que o Pablo tinha a sugestão de um conto, que, por coincidência, era o mesmo, só que numa outra versão", diz, acrescentando que retomou o que havia começado, mas desvirtuando a HQ em relação ao conto. "Ele acabou ficando só como raiz mesmo", aponta. Irrthum diz que a experiência de fazer um álbum completo foi trabalhosa, mas sobretudo prazerosa. Ele destaca que a possibilidade de desenvolvimento de uma história longa amplia os horizontes da criação. "Eu nunca tinha feito algo assim, mas quando a gente fechou para a ‘100% Quadrinhos’ a coisa deslanchou. Você começa a fazer a história e vão aparecendo as encruzilhadas, a gente tem a possibilidade de escolher caminhos. Em termos de desenvolvimento, é mais fácil tendo mais espaço", diz.


Agenda
o que: Lançamento da revista "A Comadre do Zé", de Luciano Irrthum
quando: Hoje, às 22h
onde: Velvet Club (rua Sergipe, 1.492, Savassi)
quanto: R$ 15 (com direito à revista)


Luciano Irrthum

Natural
de João Monlevade (MG), cursou programação visual na Uemg e trabalhou como ilustrador de O TEMPO entre 1996 e 1998

Publica em revistas e fanzines como "Graffiti", "Quantum", "Solar", "Fatherzine" (SP), "Arrrghhhh" (SC) e "Stripburguer" (Amsterdã)

Expôs em espaços como o o Art & Fashion, em Amsterdã

Materiais e influências determinaram mudanças

Quem acompanha o trabalho de Irrthum desde as primeiras "Graffiti" em que publicou percebe algumas mudanças no traço. Ele reconhece esse caráter mutável e o atribui aos materiais de que se vale. "Antes eu fazia os desenhos com pincel atômico, depois descobri a caneta de nanquim, passei pelo bico de pena e assim foi evoluindo. Agora descobri o pincel. Minhas letras eram quadradas e agora não são mais, por causa do pincel", explica. Ele aponta que os autores que lhe servem de influência também determinam algumas mudanças. Irrthum afirma que, ao longo de sua trajetória, já teve como inspiração nomes como Ziraldo, Lourenço Mutarelli, Flávio Colin, Robert Crumb, Gilbert Shelton e seus parceiros recorrentes de "Graffiti", Alves e Lélis. (DB)

Via Jornal O Tempo - Por Daniel Barbosa


* Offs do finde!!

Graffiti! Quinta, 19/02
João Paulo Andrade - joaopaulo_mail@hotmail.com +1

ElectroClash! Larry Tee!! Sexta, 20/02
Mayara - yasimplesassim@hotmail.com +1

I Love Trilhas! Sábado, 21/02
Carol - carolloose@gmail.com +1

O Baile! Domingo, 22/02
Alexandra Magi - azeitonaonline@yahoo.com.br +1

Já, já publicamos os nomes off para as festas de segunda (Kid Vinil!) e terça (encerramento do carnaval junto o bar Estabelecimento!)


Nomes de vcs na porta e divirtam-se!

Um comentário:

  1. ahh droga!
    infelizmente vi tarde demais, nao pude ir ontem!
    mas hj sem duvidas estarei lá!
    (cara de pau ON) não rola usar a cortesia segunda feira não?!

    valeu!!!

    (yasimplesassim@hot...)

    ResponderExcluir