quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Tundra.

Idéias simples me acalmam.
Esta vídeo-arte é de autoria de William Lamson que se chama Tundra. São dois balões ligados por uma fita de tecido que sobrevoam uma paisagem em pleno inverno. O seu trabalho usa como matéria plástica: balões pretos e fitas ou elásticos.
Com estes balões William desenha uma perspectiva em uma paisagem branca acéptica.
Sim! A idéia de desenho atualmente estrapola o risco de um simples grafite em uma folha branca. O desenho pode ser invisível ou não materializado. Desenho com luz, com fogo, com vapor, fumaça...com vento.
William Lamson é um esteta da diversão. O trabalho desse jovem artista americano remete à não-linguagem de Marcel Duchamp, com ações e interferências que remontam aos jogos de criança, aqueles que acontecem com a espontaneidade da infância e cujas regras se moldam à diversão. O interessante é o resultado estético que Lamson consegue adicionar às suas brincadeiras, desenhando no espaço com os objetos ou através da interação com o próprio corpo. Além disso, são obras abertas, com diversas camadas de subtextos, mas sem prender o espectador ao significado hermético das referências. No site do artista, é possível assistir aos vídeos belos e cômicos, que fascinam tanto pela tensão da repetição quanto pela autenticidade com que o artista se coloca no próprio trabalho.




Aniston/nest_outubro_2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário