sábado, 11 de outubro de 2008

Almost Famous.


A minha revolta é grande neste momento. Motivo: perdi todo o meu post. Como estou escrevendo de um outro computador (laptop de um amigo) e não em meu computador e de um Windows Vista...que agora me deu nos nervos e nas vistas, e claro, que com minha incompetência por não saber onde esbarrei e que por este motivo o meu post sumiu. Nem um CRTL-Z divino conseguiu trazê-lo de volta. Mas prometo que irei tentar lembrar de tudo e resumir com bastante calma, deixando a minha indignação revoltosa um pouco de lado. E posteriormente irei voltar aqui e refazê-lo com mais rigor; ou não. Rá!
Almost Famous é uma idéia de festa original e com grande potencial que acontecerá na noite de hoje no Velvet Club à partir das 23hs, em parceria com o site LAdo B para festejar os seus 1 Ano de acesso. O nome foi tirado do homônimo filme dirigido e escrito por Cameron Crowe, que retrada o cotidiano e os bastidores de uma banda fictícia nos meados da década de 60 e 70 no Estados Unidos, mas que faz diversas referências de bandas consagradas e inspirada nas tournês dos Allman Brothers, Eagles, Led Zeppelin...
A festa de hoje nos trará um presente. Versões sensacionais (covers) e plágios memoráveis.
A começar pelos covers, que sempre na maioria das bandas iniciantes caem no óbvio, sendo bastante previsíveis, evidentemente com a preocupação de agradar a um mero público e não de fazer uma versão inimaginável em tributo as mais obscuras referências que influenciam ou influenciaram uma determinada carreira artística.
Um exemplo de um(a) cover bem pensada: Ninguém mais indicado para gravar “Sex Machine” do que Iggy Pop; o iguana man mais tarado da história do Rock. Vide todas as biografias e livros sobre a cultura Punk que o citam. Uma leitura obrigatória é sem dúvida alguma o livro “Mate Por Favor” escrito por Larry “Legs” Neill & Gillian McCain para entender como nasceu o Punk na virada do década de 60 para 70 com o Velvet Underground, Television, Ramones em NYC e depois como foi levado por Malcolm Mclaren para Londres no meio da década de 70. Daí em diante todo mundo sabe...
A cover de “Sex Machine - James Brown” foi gravado ao vivo em 1993 no Feile Festival na Irlanda, e faz parte do Lado B do single “Lust for Life” que catapultou Iggy Pop ao mainstream após ter sido incluído para integrar a trilha de Trainspotting.
Em se tratando de plágio, o mais descarado sem dúvida alguma é a música “Connection” da banda inglesa Elastica, chupiando na maior cara-de-pau “Three Girl Rhumba” da post-rock band Wire. Até achamos que o Elastica tentou surrupiar a “Da da da” dos alemães Trio, mas a piada é a seguinte: a versão ficou tão descarada que resolveram assumir que era um(a) cover.(risos).
Saca o tamanho do vidro de óleo de péroba do Elastica:



Presta atenção neste vídeo abaixo. Nada a ver com cocaína ou Argentina. Mas a versão de "Foxy Lady" é impensável feita por esta banda...e a edição do começo do vídeo é divertidíssima. Eu lembro perfeitamente de alguns destes extraordinários Gols pelo Napoli ao lado do brasileiro Careca. Sou fan do futebol dele nesta época.




A cover acima foi registrada pelo The Cure, tocando "Foxy Lady" de Jimmy Hendrix.
A próxima é fácil de descobrir. Espere até começar o vocal.



Esta cover abaixo para "Let´s Dance" (David Bowie) ficou sensacional, registrada pelos também ingleses The Futureheads.




Agora sim! A versão de Iggy Pop para "Sex Machine" do maior "marginal" da música norte-americana. O mestre e pai da soulfunkmusic Mr. James Brown.





Aniston/nest_outubro_2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário