sábado, 6 de setembro de 2008

Terra Australis.

Não sei ao certo o que me fez levar a pesquisar sobre as novas bandas da Oceania. Evidentemente que o meu foco foi direcionado para a Austrália e Nova Zelândia, deixando de fora assim toda a polinésia, a micronésia e a melanésia. Sabe lá neah bitchu? Se em Tonga tem uma super indie tribo tendência.
Provavelmente o que me fez ir na região da Australásia, foi o fato que na última semana se falou muito em Japão, Japão, Jpãpo, Jamelão & Jalapão. Por este motivo resolvi descer em direção a região dos Koalas e Kiwis. Para minha sorte descobri produções mui interessantes na terra australis.
Da terra dos cangurus a maior descoberta foi sem dúvida o Empire Of The Sun. Envolto ainda em segredos, talvez por uma razão estratégica da EMI. ( De ontem para hoje eles mudaram a página do site oficial anunciando o lançamento do álbum para o dia 4 de outubro). Estou curiosíssimo!
Não se consegue descobrir muito sobre esta dupla. Pelo simples motivo que ainda não soltaram o seu 1° álbum. O que consegui levantar mesmo não existindo qualquer release no myspace oficial é que com apenas uma música e um remix de Sam La More, o Empire é formada pelo enigmático vocalista Luke Steele, líder da banda The Sleepy Jackson formada em 1998 e bastante conhecidas dos australianos, e pela contribuição das batidas do produtor do PNAU. Diferentemente da sonoridade do Empire Of The Sun a The Sleepy Jackson soa como um Elton John defassado, já o PNAU merece destaque pela inventividade. Mais adiante eu falo sobre o PNAU.
O vídeo do Empire Of the Sun é interessante por ter sido gravado em Shanghai (China) mostrando o quanto a Austrália e a Nova Zelândia mesmo situadas no oriente foram pouco influenciadas por estas culturas durante todos estes anos. O fato é que a região australis esta mudando e praticamente toda a Oceania já está invadida pelo Koreanos e Tailandeses desinstabilizando todo o comércio por onde resolvem abrir seus negócios particulares.
A música Walking on a Dream é bacana, suave, elegante e com um groove digno de influência dos patrícios Cut Copy. Tirando a introdução oitentista eu poderia jurar que este vídeo foi feito sob encomenda para o Fischerspooner.

Walking on a dream
How can I explain
Talking to myself
Will I see again

We are always running for the thrill of it thrill of it
Always pushing up the hill searching for the thrill of it
On and on and on we are calling out and out again
Never looking down I’m just in awe of what's in front of me

Is it real now
When two people become one
I can feel it
When two people become one

Thought I'd never see
The love you found in me
Now it’s changing all the time
Living in a rhythm where the minutes working overtime

Catch me I'm falling down
Catch me I'm falling down

Don't stop just keep going on
I'm your shoulder lean upon
So come on deliver from inside
All we got is tonight that is right till first light



A Austrália nos presenteou com AC/CD (single novo saiu neste mês e novo ábum anunciado para dia 20 de outubro), INXS, Silverchair, Kylie Minogue, Midnight Oil dentre outros veteranos, e a nova safra com os fabulosos Midnight Juggernauts (Shadows / e a Bowieniana: Into the Galaxy) sem esquecer da compentente dupla de engenheiros de áudio The Presets. O PNAU anda fazendo barulho por lá e pelos internacionais blogs com seus disputados remixes. Formada em 1999 na cidade de Sydney por Nick Littlemore & Peter Mayes a não tão nova PNAU, somente agora em 2008 conseguiram uma projeção fora dos limites australianos com o seu bom-humor infantil. Citei Teenager?
_PNAU_Baby_



Veia rock australiana:

_ pós-punk_ Lost Valentinos (17 deaths). "Fala sério para a dancinha no final do vídeo - não mereceu ser postado"
_ indiezona_ Ghostwood ( Red Versions).
_ influênciada por Hard-fi_ Faker ( This Heart Attack). "Cuidado com este vocalista. Ele tem costume de subir nas estruturas dos palcos por onde toca".

Seguindo para a terra dos ALL BLACKS, duas bandas de Auckland/NZ me chamaram a atenção.
Cut Off Your Hands e a cópia descompromissada, Whipping Cats, de JSBX (Jon Spencer).
Engraçado que não consigo me lembrar(acho que foi no The Guardian) onde eu li sobre o Cut Off. Na ocasião eu tinha até mesmo feito uma piada de mal gosto em meus pensamentos. "Depois de Clap Your Hands Say Yeah...Cut Off Your Hands say hi!". Enfim! Let go.

Cut Off Your Hands teve o seu álbum (
You & I) de estréia agora em 2008. (Amei estas duas canções do Cut Off).

_Let Go_


_Oh Girl_



Aniston/nest_setembro_2008.

Um comentário: