terça-feira, 9 de setembro de 2008

Into The Galaxy.

Na quarta será acionada as outras unidades do Imenso Colisor de Hadron.(LHC)...que aos poucos foi sendo ligado, desde de 08 do 08 de 2008. (vide o post: ad infinitum).
A
grosso modo, o LHC é uma espécie de "rodoanel" para prótons, as partículas que caracterizam os elementos existentes no universo. ele usará poderosíssimos ímãs, construídos com tecnologia de supercondutores, para acelerar feixes de partículas até 99,99% da velocidade da luz. Produzindo um feixe de prótons em cada direção, a idéia é colidi-los quando estiverem em máxima velocidade. O impacto é capaz de simular condições próximas às que existiram logo após o Big Bang, gerando um sem-número de partículas elementares. Alguns cientistas alertam que o LHC pode gerar buracos negros e que esta pesquisa pode ser uma ameça para a humanidade. Será? Todo avanço gera medo na humanidade. Quinta saberemos se existem as partículas Higgs...ou se realmente estaremos vivos para irmos na KATE! sábado na Velvet.
Vou aproveitar e alinhavar o que falei sobre o LHC e a nova versão para Into The Galaxy dos australianos Midnight Jaggernauts em referência ao último post. (versão antiga do vídeo)
A primeira filmagem para este clip já era interessante, mas esta nova versão sem dúvida alguma é muito melhor. De todo o material novo do Midnight, tirando a Shadow que é um hit, a Into The Galaxy me comprou. Sem dúvida por me lembrar da melhor fase de David Bowie com o seu maior personagem, o andrógino Ziggy Stardust. Um pouco da sonoridade de Gary Numan em Cars misturado a inteligência de Stuart Price quando ainda estava compondo para o Zoot Woman. Esta track merece todo o meu respeito por todas estas referências auditivas e mais as visuais da nova versão captada em vídeo. Evidente mente que eu vejo coisas onde não tem...mas um quebra-cabeça só pode ser montado se você juntar todas as suas referências na ordem certa. E viva o repertório!
A começar pela cena do casebre que lembra a casa do Jasper Palmer (Michael Caine). Amigo neo-hippie do ativista Theo Faron (Clive Owen) no filme Children of Men, e com a participação da deslumbrante Julianne Moore. O set onde a banda se encontra me recorda o Live at Pompeii do lisérgico Pink Floyd, com suas luzes ao cair da noite durante as filmagens tocando como se fosse para a imensidão do cosmos. A introdução da música sem dúvida é 2001 uma odisséia no espaço. (repare que o nenêm no colo está com um macacão de astronauta). A luz (fotografia) e a forma como a câmera se comporta alternando entre grande dimensões e close ups é bastante Kubrickniana. A última referência me leva tanto sonoramente como visualmente ao filme Electroma do duo francês Daft Punk. E claro a capa de Hot Rocks 64/71 dos Rolling Stones no final do vídeo.
Bem, espero que "viagem" comigo por este clip tanto quanto eu. E se indentificarem mais alguma referência absurda, pode adicionar em comentários. Eu leio!
Vamos ver se estaremos ainda quinta por aqui ou se estaremos flutuando até aos confins do mundo...após as partículas de prótons/quarks...colidirem.

_Into The Galaxy_

Floating to the edge of the world
Floating to the edge of the sea
Floating off the edge of the ocean
Out into the galaxy

An apparition
Of twilight visions
A final mission
Of superstition
Reactivated
Now automated
Appropriated
Investigated
Global tectonics
Psycho robotic
Plasma bionic
Bred supersonic
A new translation
For integration
Your invitation
G.L.O.R.I.A.


Repare: este diretor deve ter lido as mesmas matérias que eu li sobre o filme 2001 à respeito do Monolito. Repare que no começo do vídeo a moldura da porta com o homem em pé remete no final do vídeo a mesma imagem na pedreira. E se você reparar atrás do baterista quando anoitece existe um prato de bateria que não tinha na luz do dia. Só confirma que a referência é mesmo live at pompeii e o congo atrás do Nick Manson.
Aniston/nest_setembro_2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário