terça-feira, 1 de julho de 2008

Theo Jansen (escultor?)

Este holandês visionário (adoro esta palavra!) de 60 anos de idade, é um dos artistas contemporâneos mais instigantes e interessante dos últimos 10 anos. Ele se auto intitula como um escultor cinético. As suas esculturas são uma fusão muito bem arquitetada entre arte e engenharia. Ele próprio diz que: "As paredes entra a arte e a engenharia somente existe em nossos pensamentos". As suas esculturas parecem com algum animal desconhecido. Ou esqueletos; insetos; bestas; bactérias...seja o que for, é genial, por que são projetadas para serem vistas ao ar livre sobre à ação do vento. São construídas com materiais simples como tubos de plástico, mangueiras, placas de papel, lona, etc...e recebem os mais variados nomes, em alguns casos. (animaris ondula, animaris rinocheros...). Como podem ver ele próprio chama as suas esculturas de animais. E tem uma em especial como peça decorativa movida pela luz solar, que você pode ver aqui neste vídeo, como trilha uma suave música da jovíssima Joana Newson ao fundo. Que lembra a Björk, mas num é fi!
Jansen desenvolveu um código que possibilita dele criar o seu sistema complexo de estrutura através do computador, inspirado no uso do algorítimo genético que simula a própria evolução interna. Quer saber mais? Entre no site oficial. Ou veja esta palestra em março de 2007 na Califórnia.

Tem uma propaganda da BMW que é linda de morrer!
Em que eles usaram as esculturas do Jansen. Super poética, bem filmada, com uma trilha acidental, usufruindo da chuva e do vento. Indicação da amiga Dinah Verleun. Assista ae fi! e morra!!!



Aniston/Nest _ julho 2008.

2 comentários:

  1. que bom q esse blog da velvet não é só mais um meio pra divulgar as festas. adorei.
    carol

    ResponderExcluir
  2. nossa ,muuuito bacana esse cara!!
    adorei.

    ResponderExcluir