quarta-feira, 16 de julho de 2008

Paradise Garage.

Como prometido em um post passado. Vou dar uma dica de um documentário de um braço da raíz da música eletrônica de clube como conhecemos hoje.
Este documentário se chama Maestro, e fala especificamente sobre o Paradise Garage e seu mestre, Larry Levan.
Enquanto na superfície da cidade o que imperava eram as Jukebox nos pequenos bares, algo estava acontecendo no sub-solo, precisamente em uma garage no número 84 da King Street (Greenwich Village). Uma cultura estava nascendo...uma cultura que iria mudar completamente a nightlife do planeta.
Paradise Garage foi o clube underground mais importante de Nova Iorque, funcionando de 1976 à 1987. Só para você se situar, o Studio 54 foi inaugurado em 1977, e fechado em 1986 por sonegação de impostos(e não por outra coisa). Eita!
Os clubes como conhecemos hoje devem muito à influência que o Paradise Garage causou. Permitindo associados, membros vips, e misturando todo e qualquer tipo de gente; negros, brancos, prostitutas, artistas... sob o mesmo teto, com um único objetivo...dançar. Era um lugar mágico! Foi também o 1° clube a colocar no centro das atenções a figura do Dj. E naquela época teve um cara com um fundamental papel. Seu nome era Larry Levan. Este cara ajudou a projetar com Richard Long o sistema de som da casa, que durante muito tempo foi considerado o melhor sound system de NYC, que continha até uns "Levan speakers". Ops! Quase me esqueci de dizer que ele ajudou a projetar o sistema de som do Ministry of Sound de Londres. E naquela época ele foi o responsável pelo desenvolvimento de um mixer para que pudesse tocar dois vinis com mais facilidade. Resumindo; ele era o CARA.
Levan era declaradamente gay, e por este motivo as suas noites a comunidade gay se sentia em casa. E viu naquela época vários de seus amigos serem levados pela Aids. Inclusive o dono do Paradise, Michael Brody.
Larry ficou arrasado com a morte do amigo que lhe proporcionou um espaço para as suas loucurinhas, e num contrato verbal Larry ficaria com todo o sistema de luz e som, mas infelizmente os familiares de Brody não concordaram. Assim Larry teve de vender vários de seus discos para bancar o seu vício em heroína, que Danny Tenaglia os compraria de volta para Larry numa atitude de amizade.
O Paradise Garage encerrou suas atividades em grande estilo, com uma 48 hour long party em setembro de 1987. E o seu Maestro desencarnou em 8 de novembro de 1992 com problemas cardíacos devido aos seus excessos químicos, após uma tour pelo Japão. Em 2004 o seu nome conjuntamente com Frankie Knuckles (o pai da House Music), foi incluido no Dance Music Hall of Fame, merecidamente.
Então com vocês a primeira parte do MAESTRO. Com depoimentos dos dj´s, habituês e fashionistas da época, recheada de imagens históricas.



As outras partes aparecem debaixo do vídeo ou se preferir, aqui. :)

Aniston/Nest_julho_2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário