domingo, 20 de julho de 2008

Jack is coming soon. Pump up the Volume.

No post abaixo falei de Larry Levan, Paradise Garage e de Frankie Knuckles. Então para alinhavar tudo de uma forma coerente e fechar esta história com chave de ouro. Vou dar uma outra dica. Sem pré-conceitos você poderá entender melhor como foi que surgiu a música eletrônica de clubs como conhecemos hoje.
Em 1977 Robert Williams contrata um Dj de NYC, para ser residente em seu novo clube em Chicago. Seu nome, Frankie Knuckles; o nome do clube, The Warehouse. Naquela ocasião Frankie já estava produzindo uma mixer da Disco Music de NY com a música eletrônica européia.
Se você reparou no nome do clube já matou a resposta. Estava criada a House Music. E uma nova palavra/gíria surgia dentro do clube (Jacking). Era o termo que os dançarinos usavam para descrever o frenético movimento dos amortecedores (jack) do sistema de som. O termo recheou o nome de várias tracks na época, tais como:
Bad Boy Bill's "Jack It All Night Long", Femme Fion's "Jack The House", Chip E's "Time To Jack", and Julian "Jumpin" Perez "Jack Me Till I Scream". A House Music influênciou e influência até hoje grandes artistas pop, como Madonna, Daft Punk, Justice...
Este documentário é uma aula; vai do coração da House Music em Chigaco e aterriza na Inglaterra, indo de Londres à Manchester. Mais precisamente no lendário clube de Tony Wilson, o FAC 51 Haçienda; que o New Order também era um dos donos. Foi quando a House encontrou com os malucos ingleses e suas químicas dos anos 90, e rapidamente bandas como Happy Mondays e dentre outras, incorporaram os elementos da House Music em seu som.
Curta ae os depoimentos de Carl Cox, Paul Oakenfold, Tony Wilson, Shaun Ryder, Mel Cheren... e o doc começa com a clássica e linda YOUR LOVE de Frankie Knuckles com participação de Jamie Principle. Tem track que não tem idade...neah?
ps.; tá ligado que o Frankie Knuckles recentemente fez um remiz para a track Blind do Hercules & Love Affair (DFA).



ps.: vale lembrar; o documentário tem 15 partes.

Aniston/Nest_julho_2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário