sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

"Psicose", o clássico de Hitchcock

Amanhã no Velvet rola mais uma edição da RockSoundtracks e, dessa vez, o filme homenageado é "Psicose", dirigido por Alfred Hitchcock. Pra entrar no clima, a gente chamou o Ricardo Marques, crítico de cinema lá no Tudo em Geral, pra falar um pouco sobre o filme pra gente.




"Psicose" é talvez o filme mais conhecido do cinema. Nem pela história e pelo seus personagens, mas pela famosa trilha de Bernard Hermann na cena de assassinato ícone do filme. O músico, inclusive, repetiu a parceria com o diretor Alfred Hitchcock em vários projetos do cineasta.

Mas na verdade o grande mérito do filme é a audácia do roteiro, que nos apresenta uma personagem, seu universo e seu drama pessoal, apenas para matá-la e mudar completamente o rumo do filme. Marion é uma secretária que para se casar com seu amante, decide roubar e fugir com $40,000. Ao enfrentar uma tempestade no caminho, resolve parar em um hotel para descansar e é bem recebida por Norman Bates, o dono do lugar e que mora com a mãe. Minutos depois que Marion resolve voltar para sua cidade e devolver o dinheiro, é atacada e esfaqueada até a morte no banho, tendo o seu corpo descoberto por Norman, que resolve sumir com seus pertences, inclusive o dinheiro, em um pântano. A partir daí, como falei antes, o filme muda completamente e fica cada vez mais intrigante!

Quando lançado, o filme não deu lá essa repercussão, mas foi questão de tempo para ocupar várias boas posições nas listas da AFI (American Film Institute) e hoje, além de ser considerado um clássico do cinema, é para muitos o melhor do seu diretor.



E é baseado nessa história de gritos aterrorizantes, trilha pulsante e reviravoltas que a Velvet preparou essa noite de muito punk e electro-rock. Vai perder?

Por Ricardo Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário