sexta-feira, 1 de abril de 2011

Drinks da Semana: Manhattan e Long Island Iced Tea

 Hello folks e sejam bem vindos novamente à mais uma edição da coluna mais bebum do blog! Depois de 11 receitas de cocktails (o post de carnaval teve duas receitas, lembram?), me ocorreu que nessa nossa jornada coquetelística vocês aprenderam um monte de releituras ótimas, mas ainda não foi postado nenhum clássico em sua receita original! É como se todo mundo aqui aprendesse a ouvir Lennon solo antes de ouvir The Beatles! Ou escutar All antes de descobrir The Descendents! Ou ouvir Restart antes de NXZe... Melhor a gente desconsiderar essa última analogia aí, né...

Enfim, o post de hoje é dedicado a corrigir esse erro e ensinar a vocês duas pedras fundamentais da coquetelaria. Vos apresento: O Manhattan e o Long Island Iced Tea!

O Manhattan dispensa apresentações. Um dos principais representantes da coquetelaria norte americana, esse cocktail tem mais ou menos 140 anos de idade! A origem desse drink é motivo de especulação até hoje, mas a teoria mais bem aceita é que ele tenha sido criado no (hoje extinto) Manhattan Club. Sem enrolações, vamos à receita!
Misture uma dose e meia de whiskey tipo bourbon, uma dose de vermute italiano doce, uma pitada de angostura em uma coqueteleira com gelo - atenção: nesse caso, não bata os ingredientes, mas sim misture-os com uma colher. Coe tudo numa taça martini gelada. Use de uma cereja e de lascas de casca de laranja para decorar.

O segundo drink de hoje é mais um clássico essencial da coquetelaria americana, e com certeza um dos drinks mais famosos do mundo. Apesar de ser bem mais novo que o Manhattan (apenas 30 aninhos!), esse drink virou uma pedida indispensável em qualquer cocktail bar que se preze. Sua criação é creditada a Robert "Rosebud" Butts, que o criou em 1970 em Long Island, em Nova York. O nome é uma referência à época da proibição do alcool nos EUA, quando contrabandistas, para escapar da lei, misturavam todo tipo de alcool com chá gelado (pra galera que não entende inglês: a tradução do nome do drink é "chá gelado de Long Island"). Então, chega de conversa fiada e anote a receita!
Misture em uma coqueteleira meia dose de vodka, meia dose de rum, meia dose de gin, meia dose de tequila, meia dose de triple sec (Cointreau ou Curaçau), suco de meio limão. Bata tudo e coe num copo longo com gelo. Complete a mistura com coca-cola.


Taí, duas receitas clássicas que eu não poderia deixar de postar aqui no blog. Passe lá no bar do Velvet esse final de semana pra beber um bom Long Island ou um delicioso Manhattan com a gente! Bottoms Up!

Por Pedro T. Pires
Bartender Velvet Club

Nenhum comentário:

Postar um comentário