quinta-feira, 17 de março de 2011

Cervejas da Semana: Especial St. Patrick's Day

"Good old St. Patrick, what a saint he is!" Hello folks e bem vindos a uma edição muito especial da coluninha mais ébria do blog! Hoje, dia 17 de março, iniciam-se as comemorações do St. Patrick's Day, a data comemorativa que nós aqui do bar mais gostamos. Afinal, o dia de São Patrício é a única comemoração que eu conheço que se compara ao carnaval em termos de consumo de álcool. E como não podia deixar de ser, hoje vamos dar mais uma dica pra deixar sua comemoração ainda mais gostosa (e etílica). Então, pegue seu caneco de cerveja, coloque uma camisa verde com um trevo de três folhas e vem comigo!

O dia de São Patrício celebra o santo padroeiro da Irlanda, país conhecido por seu hábito cervejeiro. Como manda a boa tradição irlandesa, é quase obrigatório o uso do verde (uma homenagem tanto ao santo quanto à Irlanda) e o consumo de uma boa cerveja (que, junto com o whiskey, é o principal item de consumo alcoólico na Irlanda). E, hoje, o blog do Velvet vai te dar umas dicas de boas cervejas que você deve tomar nas comemorações do St. Patrick's Day. Anotaê!

GUINNESS DRAUGHT
Essa tradicional Stout dispensa apresentações. A cerveja irlandesa mais famosa do mundo é com certeza uma das mais gostosas, e sem dúvidas uma das pedidas essenciais do St. Patrick's Day. Seu sabor de malte torrado com toques de chocolate são qualidades essenciais que vemos nas boas cervejas Stouts.
MURPHY'S IRISH STOUT
Então, achou a Guinness pesada demais pro seu gosto? Não se preocupe: a Murphy's Stout é a cerveja ideal pra quem quer provar uma boa Stout, mas sem todo aquele sabor encorpado. A mais leve das Stouts irlandesas tem toques de chocolate e caramelo, criando um sabor único. Mas cuidado: a Murphy's pode ser o peso pena do grupo das Stouts, mas continua sendo uma cerveja irlandesa, e como tal, ainda pode (e provavelmente irá) te derrubar!
MURPHY'S IRISH RED
Essa deliciosa red ale é uma boa pedida pra quem quer uma cerveja encorpada, mas que não seja tão pesada quanto as stouts. Sua cor avermelhada vem do uso de bastante cevada torrada. Uma dica: algumas cervejarias usam corante para avermelhar suas cervejas e assim poderem classificá-las como red ales, o que não é o caso dessa legítima Irish Red Ale! Uma ótima cerveja para acompanhar um bom petisco de carne vermelha. Afinal, não é só com álcool que se faz uma comemoração de St. Patrick's, né?
HEINEKEN
Muita gente deve estar pensando algo do tipo "Mais a Heineken não é holandesa? E uma lager, ainda por cima?" Sim meus amigos, a Heineken é tudo isso. Mas acima de tudo, é uma lager premium, considerada a referência na produção de lagers e com um sabor inconfundível. E, por ser a mais leve de todas as cervejas postadas aqui hoje, é sem sombra de dúvidas a recomendação ideal para o St. Patrick's Day: Leve, barata, boa, com qualidade. Tudo isso faz com que essa lager holandesa seja uma das melhores pedidas da noite.
Bom, é isso povo. Lógico que ainda existem outras opções de cervejas irlandesas boas pra se tomar (Kilkenny, Kinsale, Harp, Ohara's etc...), assim como há outras boas opções estrangeiras (Amstel Pulse, Carlsberg, Red Stripe, etc...). O importante aqui é comemorar bebendo (com responsabilidade, claro) e usando verde. E lembrem-se de guardar uma camiseta verde para o St. Patrick's Night, esse sábado no Velvet. Te aguardo lá com um trevo em uma mão e uma boa cerveja em outra! Bottoms Up!
Por Pedro T. Pires
Bartender Velvet Club

Nenhum comentário:

Postar um comentário