sexta-feira, 16 de abril de 2010

Entrevista Daniel D

Hoje o Velvet Club recebe pela primeira vez o projeto DISCOBOX, idealizado pelo DJ Daniel D. Em entrevista para o blog do Velvet, o DJ conta mais sobre o projeto e também adianta novidades do que a gente vai conferir na festa hoje! Confira:

Daniel, de onde veio a ideia de começar o projeto da Discobox?

Em 2006 eu já fazia uma festa chamada Groovelab com um amigo, o DJ Marcelo Alencar. Era um projeto com uma proposta mais fixa em um estilo de house music específico. Nessa época eu já estava a fim de fazer outro projeto com um conceito mais amplo, que podia ir da disco music até coisas mais eletrônicas do tech-house e acid house. Aí eu tive o convite para ser residente semanal em um club e assim a Discobox nasceu.



Como e onde foram as primeiras edições da festa? E como que o público recebeu a Discobox?

A festa começou na UP, um clubinho animadíssimo e que fez história em BH. Na época o 'boom' da house music, que aconteceu mais ou menos entre 2003 e 2004 na cidade, já tinha passado e não havia nenhum projeto semanal mais focado no house. A Discobox preencheu essa lacuna e ajudou a formar um novo ciclo de público desse estilo. Começou pequena e aos poucos foi crescendo, sendo que sempre mantinha a idéia de convidar todos os DJs do gênero em BH, além de trazer artistas de outras cidades e países. Algumas edições de destaque foram as festas de 6 meses com o Robinho, 1 ano com o Nego Moçambique (RJ), 2 anos com o Luiz Pareto (SP) e as edições com os DJs ingleses Funky Transport e Asad Rizvi, entre tantas outras. Com o fechamento da UP em 2008 a festa migrou para o Deputamadre e lá ficou até o fim de 2009, passando a acontecer agora na Velvet.



O projeto começou em 2006. O que você destaca de novidade nesses 4 anos da festa ?

A Discobox sempre teve como premissa básica mostrar música boa, diferente, coisas novas. A base da festa é a house music, mas eu procuro me manter antenado ao que está sendo feito de mais interessante e moderno na música eletrônica atualmente. Não me interessa se é house mais funkeado ou eletrônico; desde que seja bem feito e tenha qualidade, vai ter lugar na festa.



Como você analisa o cenário eletrônico musical hoje em Belo Horizonte?

Atualmente o house não tem o espaço que já teve na cidade, mas essa questão de estilos é cíclica. BH já passou pelo auge do hard techno, do electro e mesmo do house. Eu noto hoje em dia que muitas festas tem um som parecido, mais minimal e sintético. Mas tenho visto muitos DJs novos e talentosos surgindo, o que com certeza acabará renovando o cenario e trazendo idéias diferentes. Independente do que esteja na moda no momento, o bacana é sempre ter espaço para todos os tipos de música eletrônica e tem que ousar, inovar, trazer a música que está no underground mas que muitas vezes é muito mais bacana do que aquela que um monte de gente toca igual.



O que o pessoal pode esperar desta edição da Discobox, a primeira realizada no Velvet Club?

It's boogie time ! Em primeiro lugar, muita música boa e animação ! Essa é a proposta da Discobox e como sempre gosto de fazer, a festa terá um convidado de BH, o Nest, que está em ótima fase, e um DJ de outra cidade, o paulista Spavieri, que faz um set muito amplo e divertido e já é bem conhecido por aqui. Enfim, as pessoas podem sempre esperar uma festa divertida, com música criativa e que foge do óbvio.



E o que você vai tocar? Já preparou alguma coisa diferente?

Ultimamente eu tenho feito uma fusão de disco, house e tech-house nos meus sets, mesclando muita referência da disco music mais eletrônica (Moroder, Cerrone etc) com coisas mais atuais da house music e nu disco. Acho que atualmente o que tem sido feito de mais interessante na música eletrônica está vindo dessa direção ; são artistas como Tensnake, Ilija Rudman, Pete Herbert, Shit Robot, Munk e tantos outros que tem um pé no passado e outro no futuro, usando a disco (que é a base de quase todos os genêros de música eletrônica) como referência mas também adotando um toque de experimentalismo. É isso que eu procuro. Para ir aquecendo, baixe meu último set no link http://www.soundcloud.com/djdanield. Um abraço e até a Discobox!

Serviço:
SEXTA - 16/04 – DISCOBOX!
23h - fem: $12 até 1h, $15 depois
masc: $15 até 1h, $20 depois
Boogie oogie nights fever
DANIEL D (residente)
SPAVIERI
Com sets influenciados por bases house e techno mescladas a grooves e vocais em doses certas, Spavieri é hoje em dia um dos djs que mais se apresenta em casas noturnas de São Paulo e outras capitais, sempre transitando entre o underground e o mainstream.
NEST

Por Lorena Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário