quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

We Love Estabelecimento

Eu e a people aqui do Velvet vamos começar a falar de alguns lugares de BH que a gente sempre vai, gosta e recomenda. O primeirão da minha lista é o Bar Estabelecimento, do queridíssimo Olivinho. Lá tem o melhor mojito da cidade (aquele copão é praticamente um balde, divino!), comidinhas maravilhosas, ambiente agradável que faz você se sentir em casa, muitos amigos, música incrível, garçons simpáticos, e o Darlan pra completar! Aqui embaixo tem um texto retirado do livro “Comida di Buteco” - o Estabelecimento participa do evento, dá uma olhada nos pratos já feitos! - e escrito por Zé da Tita, que explica muito bem sobre o bar. E toda quarta-feira acontece uma “festinha esquenta”, imperdível. Hoje vou tocar lá, a partir de 19h. Esqueçam o típico medo mineiro de chuva e o tempo ingrato, lá é coberto. Espero vocês!


Darlan e Olivinho

Arte na Cozinha

Parece o quintal da casa de um amigo. Mais precisamente de um amigo artista, e, ainda mais, aquele que de todas escolheu a arte mais efêmera: a culinária. “Sempre tive o fogão como meu melhor instrumento de trabalho”, diz, sempre bem-humorado, Olivinho, aquele que literalmente faz arte na cozinha.
Artista assim, Olivinho, é claro, tem vários amigos artistas. E todos – como não poderia deixar de ser – vêm prestigiar sua arte. Cao Guimarães, fotógrafo, cineasta e artista plástico, tem até uma obra exposta ali, uma fotografia em preto e branco: “Todo mundo pensa que é Nova Iorque, mas na verdade é aqui mesmo, nos arredores do Viaduto da Floresta”, explica Olivinho.
O cineasta Guilherme Fiúza também deixou por ali uma lembrança: o cenário de um filme que fez. É uma enorme capa estilizada de um disco de Roberto Carlos, que, depois das filmagens, ele ofereceu a Olivinho. E é assim, ganhando presentes de amigos e de fregueses, e com muita coisa pessoal, que Olivinho cuidadosamente decora o Bar Estabelecimento.
O lugar é frequentado por artistas de todos os tipos. Por ali já passaram Joelzito Araújo (“que no ano passado ganhou sete Kikitos em Gramado”, diz Olivinho -, com o filme Filhas do Vento) e Mel Lisboa. Mas por ali não passa apenas gente que todo mundo conhece, mas sobretudo aquelas pessoas que exercitam diariamente a arte de viver. Como num filme, há sempre um fundo musical para embalar as conversas e tornar o ambiente mais agradável.
Olivinho já tem uma longa experiência com bar. Foi um dos donos do famoso Bar Almanaque, que entre 1987 e 1989 também era conhecido por ser freqüentado por artistas e pelo pessoal da moda, como Irene e Tienne Andrade – amigas que de vez em quando ainda aparecem por lá.
Depois desse bar, ele trabalhou em diversos lugares, inclusive com moda, mas em nenhum deles com comida. Aprendeu muito, é claro, mas seu negócio era mesmo culinária: “É o que eu realmente gosto de fazer”. Então, ele abriu um restaurante em Lavras Novas, o Alquimia dos Sabores: “Aí eu pude fazer minhas pesquisas e exerci a culinária mais à vontade”, diz.


Batatas de Malandro

O cardápio resgata sua memória pessoal. O Bolinho de arroz da Lurdinha é uma receita de família que homenageia no nome a criadora do prato, sua mãe. Já o Pão moiado é um sanduíche feito de pernil, que é o mesmo pernil que a D. Lurdinha sempre faz no natal: “Fica marinando dois dias, depois é assado, depois é cozido”, explica.
E como no mundo de hoje tudo muda muito rápido, Olivinho procura acompanhar um pouco esse ritmo variando o cardápio do Bar Estabelecimento. Um dos diferenciais da casa, aliás, são as constantes novidades culinárias. O almoço, servido apenas no sábado, é especialmente criado toda semana. O prato começa a ser criado na quarta-feira, mas só é revelado um dia antes de ser feito.
Depois de apresentar o Picadim na cachaça (carne de boi picadinha, marinada na cachaça e cozida com cravo da Índia, côco da Bahia ralado, tomate, cebola e pimenta da casa), em 2005, este ano o Bar Estabelecimento participa do Comida di Buteco com as Alcatrinhas movediças (tiras de alcatra na manteiga, com pimentões coloridos e cebola roxa, servidas sobre angu de milho verde). A pedida ideal pra quem ainda sabe encontrar arte nas pequenas coisas da vida.

2 comentários:

  1. arthur severo gaffuri ferreira

    ResponderExcluir
  2. aii adorooo
    admito que não fui la ontem pq tinha mto trabalho e mta chuva
    mas la é super
    olivinho amouro =D
    ;*
    Deby

    ResponderExcluir